Biquipédia:Traduçon/Zmacanizada

Empresa proposta por Garsd. A discussão sobre a correcção de iniciá-la foi inconclusiva.

Empresa Zmacanizar mwl.wikipedia

Desde a sua incepção em princípios de 2008 a edição de mwl.wikipedia assentou na tradução de conteúdo de pt.wikipedia. Com a criação da Máquina de Cecílio em finais de 2008 essa tradução passou a ser mecânica. Em março de 2010 oficializou-se e encorajou-se esse método de edição com Biquipédia:Acolhimiento para lhusófonos. Recentemente esse método editorial foi derrubado por Biquipédia:Traduçon. Hoje a criação de texto enciclopédico por tradução mecânica não é método editorial válido em mwl.wikipedia. Permanece em mwl.wikipedia o conteúdo que assim foi produzido.

Qual é o conteúdo mecânico, exactamente? Questão bicuda. O velho método editorial não se resumia à tradução mecânica - ele previa a posterior revisão por um humano com conhecimento de mirandês. Posterior, eventualmente, mas não obrigatoriamente. Mais de perto, o velho método compunha-se de:

  1. a tradução mecânica de um artigo de pt.wikipedia
  2. a criação de um artigo em mwl.wikipedia com esse conteúdo mecânico
  3. a eventual aposição de uma notícia que o artigo fora traduzido mecanicamente e que deveria de ser revisto por um humano com conhecimento de mirandês, por exemplo, através da aposição de Modelo:TraduçonOuto (eventual, não obrigatória - a não aposição não conduzia à eliminação do artigo)
  4. e depois?
    1. ou um humano com conhecimento de mirandês reveria o artigo em algum momento futuro
    2. ou até hoje esse conteúdo segue sendo mecânico

O objectivo desta empresa é eliminar todo o contéudo mecânico em mwl.wikipedia. O seu funcionamento:

  • o processo de eliminação decorre por fases: 0, 1, 2, 3, ...
  • cada fase tem por fim eliminar todos os artigos (ou apenas parte de artigo) que verifiquem um dado critério
  • a fase 1 compreende eliminar todos os artigos que verifiquem um critério que garanta que o conteúdo é de feito mecânico. Na fase 2 considera-se eliminar artigos em que posssa haver alguma dúvida se de feito são mecânicos ou se haveriam sido revistos por um humano com conhecimento de mirandês. Para a fase 3 ficam os artigos em que a dúvida seja maior. E assim por diante até que em alguma fase a dúvida domine e se cesse o processo.
  • cada fase compõe-se de:

NB trata-se de eliminar texto no domínio principal.

Fase 0 eiditar

A fase 0 resume-se à aprovação da própria empresa.

Decisão

Elimina-se todo o conteúdo mecânico em mwl.wikipedia?

Sim ou não?

NB a decisão se um dado pedaço de texto pode ou não ser considerado mecânico é assunto das fases seguintes. Aqui decide-se apenas se conteúdo eventualmente considerado mecânico deve ou não ser eliminado.

Fase 1 eiditar

Critério

texto que:

  • haja sido criado após o último dia de actividade editorial do último editor com conhecimento de mirandês: Pisones em 24 set 2011, v. WP:OM
  • & haja sido posteriormente editado apenas por usuários dos quais se sabe que não conhecem mirandês
  • & não haja sido posteriormente editado por um IP
Justificante

Presentemente não há editores com conhecimento de mirandês activos em mwl.wikipedia. O último editou em set 2011. É admissível, portanto, que, texto criado desde então, não haja sido revisto por eles. No entanto, desde então, esse texto poderá haver sido editado. Qual é o conhecimento linguístico de quem o editou? Há usuários (e, em princípio, todos os IPs) sobre os quais não há certeza se conhecem ou não mirandês. Tome-se, portanto, apenas texto que haja sido, desde a adição até hoje, editado apenas por usuários dos quais haja certeza. Ou seja, texto do qual se possa dizer que, a menos que haja havido uma revisão trivial (ie vê que está tudo bem, por isso não edita sequer), logo despercebida, por parte de alguém com conhecimento de mirandês, passou pelas mãos só de gente sem conhecimento de mirandês.

Rol

Alguns artigos que verificam o critério: 2B (duo), Achal Prabhala, Adelomyrmex tristani, Alla Pugacheva, Anielho de tucun, Arnaud Montebourg, Azinhoso, Baía, Bempuosta, Bercingetórix, Biblioburro, Bomba atómica, Brasília, Buranovskiye Babushki, Carlos do Carmo, Carlos Mendes, Caselle Landi, Castielho de Oleiros, Catona, Chicago, Clementina de Jesus, Coca-Cola, Cornobechio, Cottonwood (Alabama), Criogenia, Criopreserbaçon, Crioprotetor ( Crioprotector, Crioprotectores), Desireless, Eva Gonzalès, Faca, Faina Ranevskaya, Fernando Tordo, Fidel Castro Ruz, Filarmónica Ounion Tabeirense, Flor-de-Lis (banda), Frasco de Dewar (Frascos de Dewar), Frei Betto, Gran Concepción, Grécia, Ido, KrioRus, Lactarius alnicola, Lactarius carbonicola, Lactarius occidentalis, Lactarius payettensis, Lactarius pseudodelicatus, Lactarius rupestris, Lactarius substriatus, Lactarius vinaceorufescens, Lacuna Coil, Lagos, Lenin, Ludmilla Radchenko, Luiz Carlos Prates, Lu Xun, Maccastorna, Máquina molecular, Marie-George Buffet, Meleti, Miro Šmajda, Montador molecular (Nanomontador), Motociclo, Muorte teórica d'anformaçon, Neurobitrificaçon, Neuropreserbaçon (Criopreserbaçon Neuronal, Criopreserbaçon neuronal), Oakes Ames, Orlando Drummond, Paul Cézane, Paul Cézanne, Pelourinho de Azinhoso, Pelourinho de Bempuosta, Pierre Juquin, Pussy Riot, Rei Momo, Riu Biobío, Riu Bolga, Riu Cábado, Riu Guadiana, Riu Reno, Robert Hue, Rock, Salvador Allende Gossens, San Pedro de la Paz, Santuário de Nuossa Senhora de l Lhírio, Semitério de Pistoia, Semitério Municipal de Condera, Should've Known Better, Soluna Samay, Tejeira, Tio Sam, Tito de Alencar Lima, Tracktor Bowling, Valerija Pride, Voyage Voyage, Zöbern.