A Sociedad Deportiva Compostela é uma equipa de futebol espanhola com sede em Santiago de Compostela, na comunidade autónoma da Galiza. Fundado em 1º de julho de 1928 por Ramón Castromil Casal, joga em casa no Estádio Multiusos de San Lázaro. A equipe faliu em 2006, mas os princípios foram reorganizados como SD Compostela para jogar em 1962 e em 2004. Eles jogam na Segunda Divisão B - Grupo 1.

História eiditar

Fundado em 1928, Compostela passou a maior parte e as décadas seguintes jogando futebol profissional. Em 28 de outubro de 1962, o recém-formado SD Compostela fundiu-se com o Club Arenal. A década de 1970 foi irregular. A equipa jogou na Tercera División, na categoria regional e na nova Segunda División B. A sua primeira promoção à fase seminacional teve lugar em 1977 com uma promoção à Segunda División B (Grupo 1), que durou apenas uma época; O Compos foi promovido novamente em 1980, desta vez com duração de seis anos.

O rebaixamento em 1986 foi exacerbado pela polêmica fora do campo em torno das ações do então presidente Francisco Steppe. Ele se retirou sob a alegação de ter recebido indenizações por ter feito uma partida contra o Pontevedra CF, o que garantiria a manutenção da oposição na categoria. No final da década de 1980, o clube passou por uma reestruturação significativa tanto no nível do conselho como na gestão e, em 1990, Compostela recuperou o status de terceiro nível.

A campanha seguinte provou que o clube tem sido o de maior sucesso até agora. Em 23 de junho de 1991, uma lotação de 8.000 no Estadio Municipal Santa Isabel gols de Juanito e Ochoa (dois) viram uma vitória por 3-1 na partida final do play-off contra o CD Badajoz, pela primeira Segunda Divisão de sempre. Visita.

A mudança para o Estádio Multiusos de San Lázaro coincidiu com o aumento contínuo da sorte da equipe e, no final de 1993-94, após uma vitória por 3-1 no play-off sobre o Rayo Vallecano, chegou ao Compostela La Liga. Compostela teve um desempenho notável, alcançando a 10ª colocação em 1995-96, principalmente com a permissão dos atacantes Christopher Ohen e Bent Christensen, que marcaram um total de 23 gols no campeonato.

Depois de quatro temporadas no topo, Compostela foi rebaixado depois de perder uma partida de rebaixamento para o Villarreal CF devido à regra do gol fora, apesar de jogar um futebol atraente. O clube também estava prestes a iniciar uma espiral descendente; depois de um rebaixamento para a terceira divisão em 2001, o time voltou no ano seguinte, mas na campanha seguinte jogou devido a distrações fora de campo, onde os jogadores e equipe não foram pagos por vários meses - um nono lugar final não foi suficiente para evitar um novo rebaixamento porque o clube não cumpriu o prazo de 31 de julho para saldar todas as dívidas de folha de pagamento.