Biquipédia:Capacedade eiditorial

Este texto é um ensaio

Julga-se que o número de falantes de língua mirandesa rondará os 10 mil. A maioria desses falantes são pessoas idosas que foram sujeitas na sua juventude a uma educação pouco mais que primária. Camponeses cuja sabedoria sugaram-na da vida, dos penedos, lameiros e lavoura. Sim, há entre os falantes de mirandês pessoas instruídas na grande cultura. O número relativo destes últimos não é menor que o da generalidade dos concelhos rurais de Portugal, mas é muito menor que o de Portugal como um todo. Essa quantidade relativa dum número total de 10 mil falantes resulta num número absoluto muito pequeno.

Nem todas as pessoas sentem interesse pela wikipedia. Dentre os que sentem, nem todos se sentem inclinados pela edição de wikipedia. Dentre os que se sentem, há os que se deparam com dificuldade inultrapassáveis e nunca se tornam editores. Tudo isto são filtros que a realidade aplica ao universo de potenciais editores de wikipedia. Como o universo de potenciais editores de mwl.wikipedia falantes de mirandês está reduzido a 10 mil almas, advém que o número expectável de editores de mwl.wikipedia falantes de mirandês é deveras pequeno.

Dentre os possíveis editores, há os que, pela educação adquirida, estão à vontade na edição de assuntos dos quais outros poderão nada compreender. Devemos de preguntar-nos quantos teólogos, físicos teóricos, historiadores da arte, médicos há entre os falantes de mirandês. Para logo nos preguntarmos quantos desses se interessarão por wikipedia, e desses, quantos se inclinarão pela edição, e dentre esses, quantos superarão as dificuldades que a edição de wikipedia presenta para se tornarem editores de relevo.

Há muito conteúdo enciclopédico que pode ser editado por pessoas sem um conhecimento especialista, mas outro há que não pode. A edição de certas partes dum artigo sobre mecânica celeste está ao alcance de alguns editores, mas não de todos. Não por falta de vontade, compreenda-se. Apenas por falta de conhecimento. Estes, por sua vez, têm conhecimento numa outra área, da qual os primeiros nada sabem.

No caso da língua mirandesa, não é rico o número expectável de editores falantes de mirandês e competentes em muitas áreas do conhecimento. Na verdade, para muitas áreas, esse número deve de ser zero. Por mui pacientemente que se espere, provavelmente jamais farão parte da comunidade de mwl.wikipedia falantes de mirandês competentes em muitas áreas do conhecimento.